segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Em março de 2010 a Islândia virou notícia diária em todo mundo, graças ao vulcão
Eyjafjallajökull (lógico que copiei e colei do google), cuja erupção prejudicou o tráfego aéreo por toda a Europa. Esse evento deve ter mudado drasticamente o cotidiano pacato dos islandeses, cuja vida não parece ter sofrido o efeito do corre-corre de nossos dias (Bem, desculpem se estiver errado a respeito disso, mas o meu referencial do cotidiano da Islândia é o dvd da banda Sigur Rós). 

A Islândia é, acima de tudo, um país de lendas e estórias riquíssimas, que vão de deuses nórdicos a Papai Noel. Este último, aliás, assume um papel um pouco diverso no folclore islandês. Trata-se de não um, mas 13 Papais Noéis, que visitam as casas das crianças, um a um, nas 13 noites que antecedem o Natal, para roubar comida, objetos e pregar preças. A mãe desses Papais Noéis é chamada de Grýla e é uma espécie de Troll que devora as crianças mal-comportadas. Hoje em dia não usam essa figura avessa do Papai Noel por lá, (efeito do consumismo natalino?), mas assim foi como a lenda foi originalmente criada. 


No futebol, a Islândia tem melhorado bastante, ainda mais se considerarmos que a população total do país não chega a 340 mil habitantes. Os islandeses estão no grupo E das eliminatórias da Copa de 2014  e ocupam o quarto lugar, na frente de Eslovênia e Chipre e só um ponto atrás da segunda colocada Noruega. Em maio deste ano, a Islândia abriu 2x0 contra a França, em um amistoso, fora de casa, deixando por um momento a impressão de que poderia protagonizar uma zebra histórica em pleno território francês. Mas os Les Bleus acabaram virando para 3x2, para a decepção islandesa.

Para terminar, gostaria de dizer que o Stjarnan F.C., equipe que disputa a primeira divisão islandesa, possui as comemorações de gols mais geniais já vistas no futebol. Algo muito melhor que as palhaçadas vistas no Campeonato Brasileiro. Assista aqui! Não deixe de ver, vale muito a pena!

Bem, a camisa da Islândia de minha coleção, é a utilizada pela equipe na temporada 2008-09. Fabricada pela Errea, possui um design simples, mas esse tom de azul é um de meus preferidos e isso torna a camisa muito bonita, em minha opinião:

Para ler:
LAXNESS, Halldor Kiljan. A estação atômica. Rio de janeiro: Opera Mundi, 1970. 260 p.
ARNASON, Jon; JONSSON, Kjartan Gud. Icelandic folk tales and fairytales. [S.l.]: Iceland Review, 2000. 123 p.

Para ouvir: Discografia da banda Sigur Rós.

1 comentários:

Fábio disse...

Esse azul é legal mesmo. Estou tentando me lembrar qual seleção também o possui, acho que talvez a Itália na Copa de 90.
Por falar em Islândia, vc precisa assistir um documentário fantástico que o Gil tem sobre a cena punk na Islândia dos anos 80. Fantástico.

Twitter Orkut Facebook Digg Favorites Mais
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes

free counters

Blogger news