sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Não se pode dizer que o futebol do nordeste seja desconhecido das torcidas brasileiras. Ele abriga clubes famosos como Fortaleza, Ceará, ABC, América/RN, CSA, CRB, Santa Cruz, Náutico, Sport, Bahia, Vitória. E poucos também são os que não conhecem clubes menores, mas presentes no imaginário popular, como Moto Clube e Sampaio Correia, ou Flamengo e River do Piauí.

Pouco se fala, no entanto, dos times do Estado de Sergipe, o menor Estado do Brasil, e com uma tradição também pequena no cenário futebolístico nacional. Dos anos 90 para cá os times deste Estado praticamente sumiram das competições nacionais (ok, todo ano tem algum na Copa do Brasil, mas naquela fase que quase ninguém assiste). No Brasileiro mesmo há algum tempo nenhum passa das séries C e D.

O campeonato sergipano, atualmente, é a única competição que os times do Estado disputam com chance de título. Os três maiores ganhadores, e rivais, são: Confiança e Sergipe, da capital Aracaju, e o Itabaiana, o tricolor da Serra, de cidade homônima no interior. (um parêntese, o Itabaiana tem no hino um dos refrões que mais gosto "na vitória, ou derrota, a disputa com luta e o abraço de irmão"). Nos últimos anos o "bicho papão" tem sido o River Plate, da cidade de Carmópolis, famosa pela exploração de Petróleo. Falarei aqui um pouco sobre a Associação Desportiva Confiança, clube que nasceu em 1936, no Bairro Operário de Aracaju. Formado por funcionários de uma fábrica de tecidos para disputar olimpíadas municipais, logo chegou ao futebol. A partir daí nasceu o derby contra o Club Sportivo Sergipe, tomando o lugar do extinto Cotinguiba Esporte Clube, até então o maior rival do time rubro. O time manda atualmente seus jogos no estádio Batistão, assim como o Sergipe.



Apesar da já citada situação ruim do futebol no Estado, nem sempre foi assim. Em outras épocas, principalmente quando o Campeonato Brasileiro era mais democrático, e a concentração de renda no futebol não era tão determinante; numa época em que os talentos locais ficavam alguns anos em seus celeiros antes de ganhar o Brasil e o mundo, o Confiança teve grandes times. Revelou jogadores nacionalmente famosos, como o zagueiro Váldson, do Botafogo dos anos 90, e o mais conhecido: Nunes, que brilhou no Flamengo dos anos 80 e fez dois gols na final do mundial contra o Liverpool. Aliás, foi contra o próprio Flamengo que o Confiança protagonizou um de seus maiores momentos no cenário nacional. No brasileiro de 1977 o Dragão sergipano disputou a liderança do grupo contra o rubro-negro carioca. Contava o saudoso radialista Carlos Rodrigues que equipes de tv cariocas disputavam espaço nas areias da praia para filmar a sensação do nordeste que poderia deixar o time mais popular do Brasil para trás. O Flamengo acabou vencendo por 3 a 1, mas aquela ainda é a melhor campanha de um time sergipano em competições nacionais. O clube possui 18 campeonatos estaduais, e quatro taças Cidade de Aracaju, além de outros torneios menores. A última participação na série A foi em 1984. 

Esta camisa é da temporada de 2008, ano em que o Confiança quase subiu para a série B do Brasileiro, tendo sido este, até 2012, o último grande feito nacional do time operário do Bairro Industrial.





5 comentários:

Fernando disse...

Cara, acho que seria muito melhor se tivesse postado sobre o Sergipe, muito mais glorioso. Não sabia que o Nunes tinha sido revelado pelo Confiança, pirei! Fantástico texto, apesar de ter escolhido o time errado!

Gil Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gil Nunes disse...

Esse comentário "unknown" tá na cara que é o Fernando Silva. hahahaha
Enfim, o texto abordou o time certo. Sergipe só é lembrado porque leva o nome do Estado. De resto, é puro fracasso.
Muito elucidativo o seu texto boneca. Pirei!
Informações de grande valia que levarei adiante nessa minha nova fase de repúdio ao futebol. Inclusive, farei uso desses dados nessa minha nova fase. Posso usar como exemplo esses clubes que foram destruídos com a absoluta 'capitalização' do futebol. É hora de boicotar os jogos, deixar de comprar canal por assinatura para acompanhar campeonatos de elite. É hora de parar de dar ibope para esses clubes que se dizem 'grandes'. Vamos bombar as redes sociais com informações dos campeonatos de várzea, evocar a nostalgia e ressuscitar o futebol democrático.
Todos contra o futebol burguês!

Fernando Silva disse...

Peraí, se decida. Ou você não gosta de futebol ou não gosta dos rumos do futebol moderno, o que parece segundo seus argumentos. Então não faz nenhum sentido você pregar por aí essa repulsa ao futebol. Mas tudo bem, todos sabemos que é apenas uma de suas fases, para polemizar e aparecer hahaha

Fábio disse...

o Sergipe anda pior ainda que o Confiança. Esse ano não caiu para a série B do sergipano por muito pouco, e nem na série D ele entra, faz tempo. Mas acho que ainda é a maior torcida do Estado, embora não tenha certeza.
O River, que vinha ganhando tudo nos últimos anos, tb parece estar decaindo, principalmente depois que o ex-presidente e faz tudo do clube morreu, ano passado. Esse ano quem ressurgiu foi o Itabaiana, que foi campeão estadual depois de anos muito ruins.

Twitter Orkut Facebook Digg Favorites Mais
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes

free counters

Blogger news