domingo, 9 de setembro de 2012



O que mais gosto nos jogos do Argentinos Juniors é a mistura de história e simplicidade que paira sobre o time e seu estádio. Talvez seja desnecessário dizer que é ele que o outro Juniors mais famoso da cidade, o Boca, deve a revelação dos dois maiores craques de sua história: Maradona e Riquelme. Aliás, não só o Boca, mas toda a Argentina e o resto do mundo. 

Nunca visitei o estádio Diego Armando Maradona, mas sempre me encantam os jogos que assisto ali pela tv. Assim como a maioria das praças futebolísticas argentinas, tem cara de cancha, não é arena, não tem pista de atletismo, é só um campo acanhado, cercado de arquibancadas, simpático, selvagem. E para mim o mais legal é que dá pra ver a rua, as árvores, os prédios, e algumas casas da rua de trás. O que dá a ele uma ligação muito forte com o bairro, dá a impressão de que você sabe onde está, o que está acontecendo no entorno, e que ele faz parte do lugar. Outra marca que o estádio carrega é a de ter sido palco da primeira apresentação de Messi na seleção argentina, em 2009. 

Às vezes o clube me lembra um pouco a Portuguesa, por duas características: estádio pequeno e simpático encravado no meio da cidade; e até pouco tempo atrás o Canindé tinha uma frase (não sei se ainda está lá), onde dizia "a universidade do futebol brasileiro", o que também acontece com Los Bichos, apelido do Argentinos Juniors, que se autodenomina "“Primera fábrica argentina de jugadores de exportación”"

Esta camisa não é muito rara, chegou a ser vendida no Brasil, mas considero uma das mais bonitas de clubes que tenho. Foi usada na temporada 2008-2009, e é da Diadora, marca que não tem feito tantas camisas ultimamente, mas que sempre achei muito caprichosa e preocupada com a simetria de suas coleções, e com grande talento para inserir patrocinadores de cores diferentes sem destruir a camisa, como essa ou a do Napoli. Detalhe para o escudo do time, com a citação em latim "mens sana in corpore sano", mente sã e corpo são, apenas mais um pequeno argumento para a classe desse time, mesmo que às vezes exagerem na "raça argentina", como na confusão contra o Fluminense na Libertadores 2011. 

2 comentários:

Fernando disse...

Gostei muito dessa! Você comprou onde?

Fábio disse...

Salvo engano foi na Centauro, em meados de 2009. E não foi cara. Pena que nem sempre apareçam coisas assim por lá.

Twitter Orkut Facebook Digg Favorites Mais
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes

free counters

Blogger news