quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Um dos clubes mais populares da Ásia, o Persepolis F.C. é um clube iraniano com sede na capital Teerã, fundado em 1963. Após a revolução iraniana de 1979, a administração do clube ficou por conta do Departamento de Educação Física do Irã e, durante a década de 80, o clube chegou a mudar de nome, passando a se chamar Azadi (liberdade, em persa) e posteriormente Pirouzi (vitória, em persa). No entanto, após vários protestos e mudanças na administração do clube, a equipe voltou a se chamar Persepolis. O nome Persepolis é bastante conhecido por aqui devido à revista em quadrinhos da iraniana Marjane Satrapi, que deu origem ao desenho animado homônimo. Mas originalmente, Persepolis era o nome da capital religiosa do antigo Império Aquemênida, que governou a Pérsia do século VI ao IV a.C. As ruínas da cidade foram consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1979 mas, não obstante sua beleza, são pouco visitadas, devido à conturbada situação que o país vive nas últimas décadas. Elementos da antiga Persepolis podem ser visto também no escudo do clube, que representa um monumento da antiga cidade: O maior rival do Persepolis é Esteghlal, com quem disputa o Sorkhabi derby, maior clássico do futebol iraniano. Os dois times são os maiores vencedores da Liga Iraniana de Futebol, tendo o Persepolis vencido o campeonato 9 vezes e o Esteghlal 7 vezes. A camisa da equipe é fabricada pela DAEI, marca iraniana que vestiu a seleção nacional por um tempo. Não sei exatamente em qual temporada foi usada e também não faço ideia do que possa significar o patrocínio em persa estampado na camisa:

11 comentários:

Gil Nunes disse...

Kramba, preciso dessa camisa!
Deixo claro que esse objeto será furtado em minha próxima visita a BSB.

Fábio disse...

Essa é foda.

Fernando Silva disse...

Um exemplo clássico de como um patrocínio pode melhorar muito uma camisa

Gil Nunes disse...

Outro exemplo clássico de como um patrocínio pode melhorar uma camisa e consequentemente transforma-la em desejo de posse e consequente objeto de furto.

Gil Nunes disse...

O patrocínio significa: não leiam o livro da Marjanne Sattrapi. Vc não sabia?

Gil Nunes disse...

Para descomplicar: Marjane Satrapi. Não sei pra que fui arrumar tantas letras para o nome da pobre coitada!

Gil Nunes disse...

Dobrei a quantidade de "n" e "t". O que obrigatoriamente me leva a crer que as duas letras é um aviso do Mahmoud Ahmadinejad para os jovens iranianos que seguem a doida da Marjane. N=não. T=trepem.
Tive que decifrar o código, apesar do risco de morte.

Fábio disse...

Gil Nunes decifrando os códigos ocultos universais.

Fernando Silva disse...

Que furtar o que. Sai pra lá hahaha

Fernando Silva disse...

Caramba, o Gil consegue escrever Mahmoud Ahmadinejad sem olhar no google. Que persa louco.

Francisco Ferreira disse...

Excelente camisola!

Twitter Orkut Facebook Digg Favorites Mais
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes

free counters

Blogger news