sexta-feira, 28 de outubro de 2011
O Újpest Football Club é um clube húngaro de futebol com sede em Budapeste, capital do país. A equipe é uma das mais antigas do futebol húngaro, tendo sido fundada em 1885. À época de sua fundação Újpest (que em português significa Nova Peste) era uma cidade vizinha à Budapeste e não um dos distritos da capital húngara como é hoje. O Újpest, durante a Era Comunista, era o time controlado pela polícia húngara, mas não adotou o nome Dynamo (como acontecia com os times da polícia dos países do bloco comunista europeu), tendo sido rebatizado como Budapesti Dózsa (e mais tarde György Dózsa). Uma página negra na história do clube foi a execução do zagueiro Sándor Szűcs pelas autoridades comunistas. O jogador foi preso ao tentar abandonar o país e posteriormente condenado à morte. Tornou-se um mártir para os torcedores do clube. Durante a Revolução húngara de 1956 foi rebatizada novamente como Újpest mas, após a retomada do poder pelos soviéticos, as autoridades não permitiram que a equipe usasse seu antigo nome, passando a se chamar então Újpesti Dózsa. A equipe ainda viveu novas glórias na década de 60, quando ganhou a alcunha de Magic Újpest e teve várias participações de destaque nos torneios europeus. Com a queda do regime comunista, o clube finalmente pôde utilizar seu antigo nome, mas o futebol húngaro como um todo passou a viver uma fase de decadência. Sem o apoio financeiro do governo, os clubes húngaros passaram a ter pouco dinheiro no caixa e com o Újpest não foi diferente. A situação da equipe melhorou a partir de 2001, tendo o clube inclusive tendo conquistado a Copa da Hungria de 2002, no entanto as equipes mais tradicionais da Hungria foram perdendo espaço para times emergentes, como Debreceni e Videoton. Ah, vale lembrar que o polêmico e lendário Túlio Maravilha teve uma passagem pelo Újpest em 2002, onde marcou 6 gols. Bem, a camisa da equipe que possuo é fabricada pela Puma e eu não sei exatamente o ano em que foi usada (talvez 2009/10). Eu a comprei em Budapeste, na Lionsport, única loja de camisas oficiais que encontrei por lá (se alguém souber de outra me avise, Budapeste é uma cidade que certamente merece outra visita):

4 comentários:

Fábio disse...

Cara, sou totalmente contra esses patrocínios que zoam com a ordem de cores das camisas, tipo o BMG laranja, mas nesse caso eu até gostei. Talvez seja pq a DHL me lembra formula 1. Fantástico.

Anônimo disse...

quem tem mais torcida em budapeste? Ferencvarosi,ujpest ou honved?

Fernando disse...

Acredito que o Ferencváros ainda possui a maior torcida da Hunria, seguida do Honved. Acredito que o Ujpest seja o terceiro time.

Anônimo disse...

vlw pela resposta amigo. gostaria de ter camisa do Honvéd. sera q vende no Brasil? sempre acompanho esse lendario time

Twitter Orkut Facebook Digg Favorites Mais
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes

free counters

Blogger news