quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Pra mim, o Quirguistão sempre foi a ex-república soviética mais difícil de ser lembrada, mais até do que o Tajiquistão e o Turcomenistão! Creio que o país, na verdade, não é esquecido só por mim, é uma pátria esquecida pelo mundo. Com uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes, o Quirguistão é a mais pobre das ex-repúblicas soviéticas, com cerca de 43% de sua população vivendo abaixo de linha de pobreza, o que a torna também a nação mais pobre da Ásia Central.
O esporte mais popular no país é o Buskashi, ou Kok-boru, uma espécie de pólo extremamente bizarra: ao invés de uma bola, os jogadores devem conduzir um cadáver ovino decapitado, como mostra a figura abaixo:
Embora não seja o esporte nacional, o futebol é um esporte bastante apreciado no país, embora já tenha visto melhores dias. “Na Era Soviética, o Spartak Stadium (estádio do Dinamo Dordoi), ficava cheio toda semana, diz um torcedor. "Agora, talvez apenas umas centenas de pessoas vêm ao estádio. Isso porque o nível do futebol é hoje muito mais baixo do que era antes". (http://www.eurasianet.org/node/61769)
O depoimento acima, com o desinteresse e consequente queda na qualidade do futebol do país, tem muito a ver com a queda do comunismo. Quando o Quirguistão fazia parte da URSS, o país era representado (embora sem ceder jogador algum para a seleção) pela forte equipe soviética. Mas quando o país teve sua própria seleção, a partir de 1992, a situação mudou. Hoje, o Quirguistão ocupa a posição de número 178 no ranking FIFA e não há muitas possibilidades da equipe participar de grandes torneios continentais ou mundiais. Nas pré-eliminatórias asiáticas para a copa de 2014, por exemplo, os quirguizes foram facilmente eliminados pelo Uzbequistão, com placares de 3x0 e 4x0.
Bem, a camisa do Quirguistão, fabricada pela Grand Sport, pode não ser um primor em termos de beleza, mas é uma daquelas peças indispensáveis na coleção, devido à sua raridade. Devo essa camisa ao amigo Joe, um dos maiores colecionadores de camisas de seleções do mundo, que já tem camisas da maioria dos 208 países filiados à FIFA. Confiram a sua excelente coleção aqui.


Marcadores:
Camisas de seleções - AFC,
Football Shirts,
National teams - AFC,
t
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Perfil
Tecnologia do Blogger.
Categorias
- Camisas de clubes - América do Sul (8)
- Camisas de clubes - Brasil - AM (1)
- Camisas de clubes - Brasil - DF (12)
- Camisas de clubes - Brasil - GO (2)
- Camisas de clubes - Brasil - MG (4)
- Camisas de clubes - Brasil - MS (1)
- Camisas de clubes - Brasil - MT (2)
- Camisas de clubes - Brasil - SP (5)
- Camisas de clubes - Brasil - TO (1)
- Camisas de clubes - Europa (1)
- Camisas de clubes - Leste europeu (17)
- Camisas de clubes - Ásia (1)
- Camisas de seleções - AFC (10)
- Camisas de seleções - CAF (6)
- Camisas de seleções - CONCACAF (6)
- Camisas de seleções - CONMEBOL (4)
- Camisas de seleções - OFC (2)
- Camisas de seleções - UEFA (18)
- Eastern european clubs (15)
- Guia de compras (1)
- Livros de Futebol (1)
2 comentários:
A beheaded sheep's corpse?! That is one of the most bizarre sports I ever heard of in all my life! Ha ha :D
Thanks for the link and the kind words! I'm sure there are many out there with bigger collections than me, and I still have a long way to go before completing the collection. But thank you anyway :) Great to see the shirt on your blog!
hahaha You`re right, Joe, it`s truly bizarre! !