quinta-feira, 15 de setembro de 2011
O Nacional Futebol Clube é uma equipe com sede em Manaus no Estado do Amazonas, fundado em 13 de janeiro de 1913. É o clube com a maior torcida do Estado e possui 40 títulos estaduais. Esse ano está disputando a Série D do Campeonato Brasileiro mas, com apenas 4 pontos ganhos em seu grupo, não possui mais chances de classificação. Uma curiosidade: A águia no escudo da equipe foi inspirada no brasão da Polônia; Durante a década de 80, o Nacional conquistou a Copa do Rei Hassan, em Marrocos e foi a primeira equipe da Região Norte a disputar um torneio fora da América Latina. A camisa da equipe é fabricada pela Super Bolla, que sempre faz camisas interessantes, e foi usada no ano de 2010:
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
O Haiti certamente foi e ainda é uma das nações mais sofridas das Américas. Se não bastassem os terremotos que assolam o país e sempre causam grandes estragos no frágil planejamento arquitetônico de suas cidades, politicamente o país sempre foi muito instável. A começar pela governo ditatorial de François Duvalier, mais conhecido como Papa Doc, marcado pelo extermínio dos desafetos do ditador e utilização de práticas de vodu. Ao final do mandato de Papa Doc, o Haiti já era considerado o país mais pobre das Américas. Após vivenciar uma série de golpes e tensões políticas nas décadas de 70, 80 e 90, as eleições de 2000 foram vencidas pelo padre salesiano Jean Bertrand Aristide, sob fortes suspeitas de manipulação do resultado. As tensões políticas explodiram em 2004, com o levante de grupos rebeldes e a instauração de uma intervenção militar internacional, por meio da Missão das Nações Humanas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), comandada pelo general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, do exército brasileiro e posteriormente pelo também brasileiro Urano Teixeira da Mata Bacelar, que foi encontrado morto em seu quarto de hotel, em um caso que permanece mal explicado até hoje. Bem, à parte todos os problemas, o futebol é um esporte bastante apreciado nesse sofrido país das Caraíbas. A equipe chegou a participar de uma Copa do Mundo, em 1974 e mais recentemente conquistou a Caribbean Cup, no ano de 2007, derrotando na final a boa seleção de Trinidad e Tobago, que havia disputado a Copa do Mundo no ano anterior. O modelo da camisa que possuo é fabricada pela marca brasileira Finta (que também fez a camisa de São Vicente e Granadinas, nessa época) e foi usada pelos haitianos em 2008: Pra terminar, clique aqui para ver uma reportagem sobre o amistoso que a seleção haitiana disputou contra a seleção brasileira, em 2004. Para mim, esse é um dos momentos mais bacanas da história do futebol:
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
O Estrela Vermelha de Belgrado (ou Fudbalski Klub Crvena Zvezda, em sérvio) é a outra equipe mencionada no post anterior e também a equipe mais popular da Sérvia. O clube conquistou a liga dos campeões da UEFA em 1991, tornando-se o segundo clube do Leste Europeu a obter o título europeu (o primeiro foi o Steaua Bucuresti, da Romênia, em 1986). Esses dias meu amigo enviou-me uma matéria com o Petkovic, mostrando vários momentos de sua carreira na Sérvia, sobretudo do período em que jogou pelo Crvena Zvezda e era chamado de "Rambo". Vale a pena conferir. A camisa abaixo, fabricada pela Nike, é a atual camisa da equipe e na verdade foi uma releitura da camisa de 1991. O modelo foi lançado para celebrar os 20 anos da conquista mais importante da história do clube:
domingo, 4 de setembro de 2011
No dia 13 de maio de 1990, acontecia em Zagreb o clássico iugoslavo entre o Dinamo de Zagreb, da Croácia, e o Estrela Vermelha, da Sérvia. O que era para ser um jogo de futebol, no entanto, transformou-se em uma guerra entre as duas torcidas, estimulada pelos recentes acontecimentos (sobretudo as eleições na Croácia, que terminaram com a vitória do "Hrvatska demokratska zajednica"-HDZ, partido que apoiava a independência), que causaram uma tensão entre as então duas repúblicas iugoslavas. Segundo é dito, o conflito teve início após os torcedores do Crvena Zvezda,(liderados pelo nacionalista sérvio Zeljko Raznatovic, mais conhecido como Arkan), entoarem cânticos com os dizeres "Zagreb é Sérvia" e "Iremos matar Tudman" (Tudman era o recém eleito líder croata, também simpatizante da independência). A confusão foi generalizada e teve um saldo de cerca de 60 feridos e, acima de tudo, um significado simbólico para a guerra de independência croata que estava por vir. Zvonimir Boban, um dos principais destaques do timaço croata da copa de 1998, era o capitão do Dinamo nessa partida. Ao ver um policial iugoslavo agredindo um torcedor do Dinamo, Boban acabou atacando o policial com uma voadora. O incidente rendeu uma suspensão ao jogador, que acabou fora da copa de 90, no entanto ele parecia não se importar. Ao comentar o ocorrido mais tarde, disse: "Aqui estou eu, uma pessoa pública preparada para arriscar sua vida, carreira e tudo que a fama pode trazer, tudo por causa de um ideal, uma causa: a causa croata". As atitudes o tornaram um herói no país. Tive a oportunidade de visitar Zagreb e, caminhando pela centro da cidade, não é difícil encontrar camisas da seleção com o número 10 de Boban às costas, mesmo alguns anos após o atleta ter encerrado sua carreira. Bem, eis a camisa dessa histórica equipe, fabricada pela Diadora e usada na temporada 07/08:
sábado, 3 de setembro de 2011
Durante muito tempo procurei uma camisa do Vietnã, mas todas que apareciam eram sem graça e pareciam "fake". A camisa atual, fabricada pela Nike,é a que me pareceu mais interessante de todas que já vi. Esse é o modelo away:
Twitter Orkut Facebook Digg Favorites Mais
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes

free counters

Blogger news