domingo, 30 de janeiro de 2011
O Rio Preto Esporte Clube é um clube paulista de futebol, com sede em São José do Rio Preto. Atualmente disputa a Série A2 do campeonato paulista, sendo que no momento ocupa a oitava posição do grupo 1, com 5 pontos ganhos. Fundado em 21 de abril de 1919, é o clube mais antigo da cidade, quase 30 anos mais velho que o rival América, com quem disputa o derby local. A camisa do clube que possuo é fabricada pela NK e provavelmente foi usada na temporada de 2008, embora eu não tenha certeza. O ponto negativo da camisa é que o escudo é em transfer, fazendo com que o cuidado seja redobrado!! Em minha última visita à cidade, procurei bastante pelo modelo fabricado pela Penalty, no entanto no outlet da Penalty só havia a camisa no tamanho P. Acabei comprando a camisa para minha noiva, que achou a camisa muito quente (embora ela tenha a usado em Frutal, a cidade mais quente do hemisfério Sul!)
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
O Fotbal Club 1907 CFR Cluj, ou CFR Cluj, ou simplesmente CFR, para os íntimos (pronuncia-se Tcheferê), é um clube romeno de futebol com sede na cidade de Cluj Napoca, cidade romena localizada na parte central da Transilvânia. A fundação do clube, no ano de 1907, está relacionada (como outras tantas equipes, no Brasil e no exterior) à indústria ferroviária, o que pode ser constatado pelo escudo da equipe, onde se nota a frente de uma simpática locomotiva. Até meados da década passada, a equipe nunca havia realizado grandes campanhas, permanecendo na maior parte dos anos nas divisões inferiores do futebol romeno. No entanto, a chegada de um novo patrocinador em 2002 não só promoveu a equipe à segunda e posteriormente à primeira divisão, como também a transformou em uma das principais forças do futebol romeno atual, com a conquista de vários títulos domésticos e participação em ligas européias.
Títulos: Campeonato romeno (Primeira Divisão): 2007/2008, 2009/2010 Campeonato romeno (Segunda Divisão): 1968/1969, 2003/2004 Campeonato romeno (Terceira Divisão): 1946/1947, 1982/1983, 1985/1986, 1988/1989, 1990/1991, 1995/1996, 2001/2002 Copa da Romênia: 2007/2008, 2008/2009, 2009/2010 Supercopa da Romênia: 2009, 2010 Hino Ouça aqui Possuo duas camisas do CFR, que é meu segundo time na Romênia. A primeira é uma réplica produzida pelo próprio clube e comercializada em seu site oficial, uma vez que a equipe não produz as réplicas oficiais da Nike. A camisa possui o nome do jogador brasileiro Didi, antigo ídolo da torcida e que recentemente assinou contrato com o FCM Târgu Mureş, clube da primeira divisão romena: A segunda é uma camisa Nike, usada em jogo pelo jogador argentino Peralta, durante uma partida da Champions League 08/09:
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Eu já tinha feito um post sobre o Barretos Esporte Clube, com a camisa da temporada de 2009, fabricada pela M Sports (que também é uma loja esportiva de Barretos). Ao assistir o Campeonato Paulista da 2. divisão no ano passado, na Rede Vida, verifiquei que o clube não só tinha trocado de fornecedor, mas também mudou o seu escudo e retomou cores adotadas anteriormente. Então eu tratei de procurar uma camisa desse modelo. A camisa fabricada pela Pro-X é bem mais interessante que a anterior, com o escudo bordado e uma maior atenção aos detalhes.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
De vez em quando ouço comentários que dizem como seria o cenário futebolístico mundial caso a Iugoslávia ainda existisse. Na última copa tivemos um exemplo da força do futebol da ex-Iugoslávia, com duas ex repúblicas classificadas (Eslovênia e Sérvia) e uma que acabou perdendo a vaga na repescagem (Bósnia). Montenegro (ou, na língua nativa, Crne Gore), foi a última das repúblicas a se tornar independente (isso se não contarmos a polêmica independência unilateral de Kosovo) e, consequentemente, também foi a última a se filiar à FIFA e ter sua própria seleção nacional. O pequeno país, de pouco mais de 600 mil habitantes, tem obtido resultados expressivos nos últimos tempos (sobretudo nas eliminatórias para a Euro 2012), como as vitórias contra Bulgaria, Suiça e País de Gales e o surpreendente empate em 0x0 contra a tradicional Inglaterra. Esses resultados renderam à equipe um honroso 25. lugar no ranking da FIFA. E uma seleção tão jovem e com tantos resultados positivos também já conta com sua estrela internacional: o atacante Mirko Vucinic, maior artilheiro da seleção em todos os tempos (que nem é tanto tempo assim), capitão e ídolo da torcida do Roma. A camisa da equipe é um caso curioso. Até um tempo atrás, era uma raridade incontestável. Só em uma ocasião eu a vi no Ebay e tratei de arrematá-la logo. Era a camisa branca, o segundo uniforme da equipe, com mangas compridas. No entanto, a Legea resolveu lançar a camisa (efeito Vucinic?) e hoje ela pode ser encontrada em vários sites internacionais, como Ebay, Classic Football Shirts, etc. O preço acessível me fez comprar também o modelo 1, e hoje possuo não uma, mas duas camisas da seleção Montenegrina. Essa camisa é bastante interessante e possue uma infinidade de pequenos detalhes que a personalizam. Uma dica para quem quer comprá-la: como todas as camisas da Legea, os tamanhos são menores. Portanto, é desejável comprar um tamanho maior do que aquele que você usa normalmente.
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
O Araguaia Atlético clube é uma equipe matogrossense com sede em Alto Araguaia, pequena cidade no interior do Estado, com aproximadamente 15 mil habitantes. O município ainda abriga nascentes do famoso rio Araguaia, notório pela novela global, cujas belezas já foram relatadas pela melhor dupla sertaneja de todos os tempos: Praião e Prainha. A Pantera do Vale, como o clube é carinhosamente chamado pelos torcedores, foi fundado em 01 de dezembro de 1978, no entanto só nos anos 2000 o time se destacou no cenário estadual. Em 2008 a equipe conquistava a copa Governador do Mato Grosso. No ano seguinte realizaram excelente campanha no estadual, que terminou com o vice-campeonato matogrossense. Ainda em 2009, a equipe ainda participou da primeira edição da Série D do Brasileirão, ocasião em que inclusive se classificou para a segunda fase, desbancando equipes mais tradicionais como as goianas CRAC e Anapolina. No ano passado, a equipe participou também da Copa do Brasil, sendo eliminada pelo Grêmio logo na primeira fase. Foi nesse jogo que tive contato com a equipe pela primeira vez e observei o seu uniforme. Na ocasião, fiquei interessadíssimo na camisa e até liguei para a Karilu, mas só fui consegui-la algum tempo depois, quando as camisas começaram a aparecer no mercado. Agrada-me principalmente o escudo da equipe. Que me desculpem os tradicionalistas, mas sempre gostei dos escudos que representam animais. A camisa que possuo foi utilizada no ano passado e é fabricada. A Karilu, aliás, tem feito bons trabalhos para equipes menores das regiões Sul e Centro-Oeste, embora constantemente tenha de enfrentar um adversário poderoso: os patrocinadores, que inundam algumas camisas. Hino: Ouça aqui
domingo, 16 de janeiro de 2011
A República da Moldávia (pequeno país europeu que faz fronteira com Ucrânia e Romênia), ainda busca seu lugar ao sol no cenário do futebol mundial. Sem nunca ter se classificado para uma Euro tampouco para uma Copa do Mundo, a equipe é apenas um desconhecido selecionado no mar de equipes do futebol europeu. A camisa dessa seleção talvez tenha sido meu maior desafio no mundo "colecionístico". Durante muito tempo procurei, sem sucesso, a camisa dessa nobre desconhecida. Cheguei a mandar emails para a federação (que nunca foram respondidos). Mas a camisa nunca aparecia. Até que um dia (em 2008 ou 2009, não me lembro bem), acabei ganhando um leilão e levando a camisa. A principal dificuldade em se encontrar tal camisa é que não existem camisas de loja da seleção, restando então apenas as match worn. Selecionei algumas imagens da seleção moldava em ação, em diferentes épocas: Aqui a camisa de 1996, para mim a mais bela de todas:
O Segundo uniforme, usado até 2009, fabricado pela Jako: A camisa atual é bem interessante, com o uso de golas polo, e aparentemente a seleção voltou a adotar o amarelo como segundo uniforme: Abaixo a camisa que possuo, também fabricada pela JAKO e usada pela equipe até 2009:
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Após algum tempo fora, em que tivemos mais um excelente texto de meu amigo Fábio, retomo os posts sobre camisas de futebol de minha coleção. Dessa vez, a camisa vem de um exótico país ao sul da Ásia, famoso por ser o país que abriga as tribos da etnia Padaung, aquela das mulheres girafa, que usam aqueles colares enormes que aumentam o seu pescoço. A seleção de futebol local, por incrível que pareça, já teve um resultado expressivo: o vice-campeonato da Copa da Ásia de 1968, quando foi derrotada pela seleção do Irã. Durante a década de 60 e 70, quando ainda se chamava Birmânia (o país teve seu nome alterado para Myanmar em 1989), a seleção dominou o futebol do Sudeste Asiático, quando venceu os torneios de futebol dos Southeast Asian Games (por 5 vezes seguidas) e dos Asian Games (em que alcançou o bicampeonato). Apesar de sua tradição regional, a realidade em contexto global é bem diferente: atualmente Myanmar ocupa o 149. lugar no ranking Fifa, atrás de seleções como São Vicente e Granadinas, Barbados e Antígua e Barbuda. A camisa da seleção é fabricada pela tradicionalíssima (ao menos no continente asiático, onde fornece uniformes para diversas seleções obscuras) FBT. Acredito que a camisa seja da temporada de 2008:
Twitter Orkut Facebook Digg Favorites Mais
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes

free counters

Blogger news