domingo, 30 de maio de 2010
Por mais que eu me esforce, dificilmente consigo me recordar o nome desse clube. O time foi fundado em 1905 e possui muita tradição na Bósnia, sendo bicampeão da Premier League do país, nas temporadas 2004/2005 e 2008/2009. Tem sua sede em Mostar, cidade na região de Herzegovina, com 94.000 habitantes, famosa pela ponte sobre o rio Nereteva, erguida no século XVI, destruída pela guerra da Bósnia em 1993 e restaurada em 2004.
O HSK do clube refere-se a "Hrvatski športski klub", ficando evidentes as raízes croatas do clube (Hrvatski, em sérvio-croata, quer dizer croata). Isso custou o banimento da equipe das competições da ex-Iugoslávia, de 1945 a 1992, porque, obviamente, qualquer nome que pudesse denunciar alguma forma de nacionalismo das Repúblicas iugoslavas era fortemente repreendido. É realmente interessante que um clube que ficou tanto tempo sem competir, devido ao banimento, possa ressurgir das cinzas dessa maneira. A camisa abaixo é fabricada pela marca italiana Zeus e é o primeiro uniforme da equipe:
quarta-feira, 26 de maio de 2010
O Naviraiense tornou-se nacionalmente conhecido após a goleada de 10x0 sofrida contra o Santos, na Vila Belmiro, uma das partidas responsáveis pela Neymarmania e Gansomania que vemos hoje.
Com sede na pequena Naviraí, cidade sul-matogrossense com pouco mais de 45.000 habitantes, o Clube Esportivo Naviraiense (nome que travou a língua de vários locutores experientes) é um clube recente, fundado no dia 25 de novembro de 2005. Mas a curta história do clube já conta com um título estadual da série b sul-matogrossense, em 2007, e um da divisão principal do Estado, em 2009, título que rendeu a vaga para a Copa do Brasil deste ano. Apesar da goleada histórica, esse ano o Naviraiense também vai bem no campeonato estadual. Fará a final do campeonato com o Comercial, sendo que a primeira partida acontecerá no próximo dia 30. Com isso, a equipe também garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2011. A camisa abaixo, fabricada pela Spozer, foi a mesma usada durante as partidas contra o Santos, na Copa do Brasil deste ano.
domingo, 23 de maio de 2010
A Seleção de Samoa Americana tornou-se mundialmente famosa ao perder para a Austrália por 31x0, em abril de 2001. A Samoa Americana é um conjunto de ilhas na Polinésia, uma dependência dos Estados Unidos. É difícil imaginar como uma nação que possui apenas 70.260 habitantes possa disputar as eliminatórias para uma Copa do Mundo. Mas na Oceania, com suas centenas de ilhas, isso é bem comum. E a seleção samoana continua disputando seus jogos, sem desanimar. Na Oceania, zebra é quando a seleção samoana perde por menos de dez gols de diferença.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
A Seleção de Sérvia e Montenegro representou os "restos" da ex-Iugoslávia na Copa de 2006. Mas longe de repetir o sucesso de sua predecessora, a seleção obteve péssima campanha, ficando em último lugar no grupo, sendo o destaque negativo a goleada de 6x0 sofrida contra a Argentina. Muitos creditavam esse fracasso à recente separação de Sérvia e Montenegro, decidida por plebiscito pouco antes da Copa. Além dessa divisão, os torcedores não viam a seleção com bons olhos e a equipe não possuía uma identidade própria. O hino tocado antes das partidas, por exemplo, era o da Ex-Iugoslávia, vaiado pelos torcedores e não era cantado pelos próprios jogadores.
O uniforme abaixo, fabricado pela Lotto, foi utilizado durante a Copa de 2006 e foi o último usado pela Seleção de Sérvia e Montenegro, que após a Copa estaria dividida em duas nações. As cores da camisa foram herdadas da antiga Iugoslávia, bem como o escudo, só sendo alteradas as iniciais da federação, que de FSJ (Fudbalski Savez Jugoslavije), passaram a ser FSSCG (Fudbalski savez Srbije i Crne Gor).
segunda-feira, 17 de maio de 2010
O futebol da Oceania é mesmo muito bizarro. Goleadas históricas são mais do que comuns no continente. Afinal, quem não se lembra da maior goleada de todos os tempos, em que a seleção da Austrália ganhou de Samoa Americana por nada menos que 31x0??
A seleção das Ilhas Fiji já goleou a seleção de Kiribati por 24x0, em 1979, porém nunca chegou nem perto de disputar uma copa do mundo. A única competição na qual tem alguma chance é tradicionalíssima Copa das Nações da Oceania, em que já alcançou honrosos terceiros lugares em 1998 e 2008. A Seleção das Ilhas Fiji é tão underground que faltam maiores informações. Resta saber que a camisa abaixo, fabricada pela White (provavelmente uma marca local), foi usada pela seleção provavelmente na temporada de 2001-2002.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Recebi hoje o livro de Paulo Gini e Rodolfo Rodrigues "A história das camisas de todos os jogos das copas do mundo". Logo de cara, deve-se elogiar a edição da Panda Books. Ao contrário do livro anterior da dupla, "A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil" que possuía uma encadernação sofrível, o novo trabalho é encadernado em capa dura e impresso em papel couché. E no fim das contas é um livro mais barato (paguei R$ 36,70), em que se pese o fato dele possuir menos páginas do que o livro anterior.
Quanto ao trabalho em si: em primeiro lugar, senti muita falta de fotografias. Como no livro anterior, a obra é composta exclusivamente por ilustrações. OK, eu sei que seria quase impossível obter fotos sobretudo dos primeiros mundiais, mas fotografias do que fosse possível obter não fariam mal a ninguém. E também senti falta de mais texto: Quando eu leio "A história" de qualquer coisa que seja, pressuponho uma quantidade razoável de textos informativos, pois é muito difícil se construir uma história só com o uso de imagens. Os únicos textos presentes no livro são pequenas chamadas de cada Mundial. Histórias famosas como o fato de Cruyff ter usado uma camisa de duas listras ao invés das clássicas 3 listras da Adidas no Mundial de 74, por exemplo, ficaram de fora. Também encontrei algumas imperfeições. De cara, notei que a camisa húngara da copa de 54 possuía um escudo diferente do escudo comunista que foi usado durante no Mundial (pelo menos na final, porque foi o único jogo que vi em vídeo e pude verificar a camisa com meus próprios olhos). Apesar de tudo, considero o livro essencial para colecionadores ou simplesmente para quem gosta de camisas de futebol. Acho que o diferencial desse livro é justamente o fato de ser algo novo e exclusivo. E o grande mérito da publicação está justamente no fato de que poderá servir para abrir portas para futuros trabalhos semelhantes. Parabéns aos autores!
quinta-feira, 13 de maio de 2010
A cidade de Barretos é mais conhecida pela festa de peão anual que modifica a rotina dos moradores, mas também possui um tradicional clube de futebol, embora frequente as divisões inferiores do campeonato paulista. Atualmente na Série B1, ou Segunda Divisão, o que na prática equivale à quarta divisão do futebol de São Paulo, o BEC, ou Touro do Vale, como é chamado pelos torcedores, foi fundado em 1960, a partir da fusão dos dois times da cidade que disputavam o campeonato paulista: o Barretos Futebol Clube e o Fortaleza Futebol Clube.
Os escudos do clube ao longo dos anos são um caso a parte. O time vive trocando de escudo, ora representando um touro, em clara alusão à atividade que movimenta a economia da cidade, o Rodeio, ora representando o brasão do município. No último domingo, acompanhei pela Rede Vida o jogo BEC x Américo Brasiliense e notei que a nova camisa, fabricada pela Pro-X, novamente apresentava um novo escudo, bem como a volta da cor vermelha ao uniforme. A camisa abaixo, fabricada pela MP Sports é da temporada anterior, em que o BEC novamente falhou em conseguir o acesso à Série A3 do Campeonato Paulista. Torço para que o Touro do Vale tenha uma melhor sorte nesse ano. English readers The city of Barretos, in São Paulo State, Brazil, is better known for the annual Rodeo Fest that modifies the routine of its residents, but also has a traditional football club, although disputes only the lower divisions of São Paulo State Championship. Currently in B1 Series,(or Second Division, which in practice equals to the fourth division of the State Championship), "BEC", or "Bull Valley", as it's called by fans, was founded in 1960 from the fusion of two teams: "Barretos Futebol Clube" and "Fortaleza Futebol Clube". The club badge modified a lot through the years. Sometimes it represents a bull, an allusion to the activity that drives the economy of the city, sometimes it represents Barretos coat of arms. Last Sunday I saw on TV Barretos x Américo Brasiliense and noticed that the shirt has a new badge again!! And the return of red colours too. The shirt below, manufactured by MP Sports, is from previous season, in which BEC failed to obtain access to A3 Series again. I hope they have better luck this year!

quarta-feira, 12 de maio de 2010
Promovido pela Igreja anualmente, o torneio de futebol mais tradicional do Vaticano está em sua quarta edição. A Clericus Cup, ou Vaticanão, ou ainda Clericão 2010, conta com 16 equipes compostas por padres e seminaristas de todo o mundo. O Redemptoris Mater tenta o tricampeonato, já que ergueram a taça em 2007 e 2009. Como é um campeonato de uma Federação não afiliada à FIFA, possui certas regras bizarras, como a utilização do cartão azul, que suspende o jogador por 5 minutos e partidas mais curtas para que os padres tiozinhos de 50 anos aguentem toda a partida. O Clericão deste ano possui 2 grupos com 8 participantes cada um. O grupo A, pra variar, tem o Redemptoris Mater como líder isolado. Outros times com nomes estranhos em latim, como Mater Ecclesiae e Sedes Sapientiae, participam do torneio, que ainda conta com uma equipe brasileira, o Collegio Brasiliano, que atualmente ocupa a terceira posição do grupo A. Site oficial: http://www.clericuscup.it
Pensei muito sobre a convocação de Dunga. No primeiro momento tive vontade de engrossar o coro nacional e chamá-lo de burro. Logo mudei de idéia. Percebi que na verdade Dunga é muito esperto e acredito que descobri os motivos de suas escolhas. Vejam só, Dunga chamou Doni, Michel Bastos, Elano, Felipe Melo, Julio Baptista e Nilmar, todos reservas em seus clubes. Sabe-se que Dunga deve sair da seleção brasileira após a copa para trabalhar como treinador na Europa. Ora, qual seria a sua reação se você fosse presidente de um clube que emprega a preço de ouro um desses jogadores? Provavelmente chegaria para o treinador e diria: "como você deixa na reserva um cara que vai pra copa com a seleção brasileira? Você está demitido". E assim vários técnicos devem cair nos clubes da Europa durante a copa, deixando o caminho livre para Dunga assim que sair da seleção. Muito esperto esse nosso treinador, não?
terça-feira, 11 de maio de 2010

Ano: 2009

Fabricante: NK

Aquisição: 2010 Foi-se o tempo que a Associação Ferroviária de Esportes, de Araraquara, figurava na elite do futebol paulista. Responsável por feitos notáveis, como vitórias sobre o Santos por 3x2, em 1958, e uma goleada por 4x1, em 1971, (com Pelé jogando e tudo), atualmente a Locomotiva briga nas divisões inferiores do campeonato paulista. Com o acesso à Série A2 garantido para o ano que vem (aliás, a equipe disputará o título da série A3 no próximo fim de semana), a AFE sonha com dias melhores. Fundada em 12 de abril de 1950, por funcionários da Estrada de Ferro Araraquara - EFA- a equipe tinha, obviamente, sua origem na indústria ferroviária e, coincidência ou não, sua decadência coincidiu com o enfraquecimento do transporte ferroviário no país. Em 2004, a equipe se tornou um clube empresa, denominado Ferroviária S.A. Seu belo estádio, o Fonte Luminosa, foi reformado e se transformou em um dos estádios mais modernos do Estado. A camisa grená, fabricada pela NK Sport, é uma espécie de irmã gêmea da do Fluminense, com patrocínio da Unimed e tudo:
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Quando você pensa que já viu de tudo no futebol, aparece algo novo. O Olimpia Balti da Moldávia, que por acaso é o time moldavo do outro editor deste blog, resolveu lançar uma campanha estranha: uma espécie de leilão para decidir qual seria o novo craque da equipe. É isso mesmo. É pagar pra ser um jogador profissional. Seria a minha grande chance de brilhar como um futebolista internacional, se eu tivesse algumas centenas de milhares de dólares pra torrar. Confira em: http://fcolimpia.md/en/
sábado, 8 de maio de 2010
Ano: 2008 (?)
Fabricante: Adidas Aquisição: 2008 Criada após a independência do país, em 2002 e admitida como membro da FIFA em 2005, a seleção timorense de futebol ainda não possui qualquer tradição futebolística. Ocupa atualmente a posição 200 no ranking da FIFA e, nas pré-eliminatórias da copa do Mundo de 2010, teve duas derrotas para a seleção de Hong Kong: perdeu de 3x2 jogando em Gianyar, Indonésia (visto que não existe um estádio em Timor com condiçoes de abrigar um jogo internacional) e em Hong Kong sofreu uma sonora goleada de 8x1. Os destaques da equipe são o atacante Emílio da Silva, que joga no AD Esperança (equipe que disputa o campeonato local de Timor) e o capitão da equipe Alfredo ESTEVES, que defende o Wollogong da Austrália. Não tenho idéia de como a Adidas veio a fornecer o material da equipe, mas dada a falta de estrutura local, é possível que tenham comprado jogos de camisas e aplicado o logo da federação. Apesar de tudo, a camisa é bem interessante:
sexta-feira, 7 de maio de 2010
E já que o assunto é futebol argentino não posso deixar passar um novo campeão: River Plate. Mas, diferentemente do que se passa imaginar, não é o famoso time portenho que, pelo contrário, ainda pode ser rebaixado no Clausura. Tampouco o também já famoso River de Teresina. Trata-se do River Plate de Carmópolis, Sergipe. Ontem, na penúltima etapa do quadrangular, o time venceu o Confiança no Batistão, em Aracaju, por 1 a 0 e se tornou campeão por antecipação, já que tinha sido campeão da primeira fase. É o primeiro título estadual do time, que ano passado subiu da série B para a A e mal esquentou o lugar já levou a taça. Uma façanha bastante notável para um time jovem e de uma cidade pequena. Particularmente gosto de campeões zebras e ainda mais quando são do interior, geralmente esquecido pelas federações e pela torcida. O mesmo aconteceu em Alagoas que teve como campeão o Murici, disputando uma final com o ASA, ambos do interior (embora há algum tempo o ASA seja o melhor time de Alagoas). Agora que vai se tornando um time "grande" o River Plate planeja discutir uma troca de nome. É um assunto controverso. Não sou muito fã de "homenagens" em nomes de time, mas também acho que mudar o nome de um time, o escudo, ou o uniforme, sempre uma decisão polêmica. É torcer para que a diretoria não imponha nada e ouça a quem mais interessa e vai gritar o novo nome nas arquibancadas, o torcedor.
*Atualizando, acabo de saber que os nomes sugeridos, pela própria torcida são: Carmópolis Esporte Clube ou Ouro Negro Esporte Clube. O segundo, provavelmente, pelo fato de ser Carmópolis uma cidade produtora de petróleo. Gostei de Ouro Negro.
terça-feira, 4 de maio de 2010
Em meio a tantas decisões de campeonatos no Brasil e no mundo afora, uma me chama bastante atenção. Infelizmente encaminhando-se para um desfecho, na minha opinião, ruim. Há cerca de dois meses fui até a Argentina e como simpatizante fanático do Independiente procurava uma camisa. Não estava acompanhando o campeonato argentino, mas em conversas com locais descobri que o Independiente era o líder e favoritíssimo ao título. A desolação dos torcedores do Racing, com quem conversei, não deixava dúvida sobre a enorme possibilidade de los diablos rojos levantarem a taça do Clausura 2010, fato que não ocorre desde 2002. Comprei a camisa e estava certo de comemorar o título argentino com ela. Mas infelizmente uma ascenção meteórica do Estudiantes parece ter colocado tudo a perder. Depois de ganhar do Velez na casa do adversário no dia 8 de abril o Estudiantes ganhou todos os seus jogos, alguns de forma antológica, como a goleada de 4 a 0 sobre o Racing. Enquanto isso o Independiente passou a tropeçar em jogos mais fáceis, como a derrota para o Gimnasia por 2 a 1, e outra para o San Lorenzo, em plena Avellaneda. Apesar de tudo os pontos conquistados no início do campeonato ainda permitiam continuar disputando a liderança lado-a-lado com o Estudiantes. Na última rodada a diferença entre os dois times era de dois pontos. Uma derrota do Estudiantes e uma vitória do Independiente poderia fazer el rey de copas voltar à liderança. Mas aconteceu justamente o contrário. O Estudiantes ganhou mais uma e o Independiente caiu em casa, frente ao cambaleante Boca Juniors que brigou o campeonato todo para não cair e agora encontra-se em décimo quarto lugar. A diferença subiu então para cinco pontos e o Independiente caiu para quarto lugar, atrás ainda de Argentinos Juniors e Godoy Cruz. Agora faltam apenas duas rodadas para o fim, e apesar das chances matemáticas é praticamente impossível um título rojo. Resta o consolo de tentar conseguir uma vaga na Libertadores do próximo ano, torneio em que o Independiente ainda mantém se mantém como maior campeão de todos os tempos. E apesar da campanha irregular, tropeços e bobeadas, me fica sempre na cabeça aquela velha implicância: a culpa foi mesmo do Boca.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Ano: 2009 Fabricante: Mallui Aquisição: 2009, Mallui O 3x1 do primeiro jogo da final foi, parafraseando o recentemente falecido Armando Nogueira, "a pá de cal na chamada soberba do Brasiliense". O ex-senador e dono do Brasiliense Luis Estevão, (que, ao ver o Gama fora da disputa, comemorava o título antecipadamente), terá de se contentar com o vice-campeonato. Com o empate de 2x2 no jogo de ontem, o Ceilândia sagrou-se campeão brasiliense de futebol pela primeira vez em sua história. Fundado em 23 de agosto de 1979, a partir da profissionalização do Dom Bosco Esporte Clube, teve seu nome alterado para Ceilândia a partir da sugestão da então deputada (argh) Maria de Lourdes Abadia. O Gato Preto do Distrito Federal tem sua sede localizada na cidade satélite de Ceilândia, no Distrito Federal. Maior região do DF e estereotipada como uma "cidade violenta", a satélite possui uma forte identificação com o time, que manda seus jogos no Estádio Abadião. O título era há muito tempo esperado pelo clube. No site oficial, após o título, o time desabafou: " "Difícil conter as lágrimas. Difícil conter a emoção. Difícil não lembrar que amanhã vão ter que abrir uma manchete para algo positivo, dentre muitas coisas positivas ignoradas, de Ceilândia: o Ceilândia é campeão do Distrito Federal. O Ceilândia orgulha a maior e mais discriminada cidade do Distrito Federal. Como tudo para o gato é mais difícil, a conquista foi suada, mas foi fantástico ver o time da nossa cidade ser campeão. Também foi bonito ver torcedores do Brasiliense engrossando as fileiras da torcida do Gato até porque eles sabem que quem carrega o nome de nossa cidade é o Ceilândia." O time tem como primeiro uniforme uma camisa alvinegra. O modelo que possuo é o da temporada anterior, repleto de patrocínios por todos os lados. Segundo constatei, o modelo desse ano é um pouco mais limpo. Espero que ele se mantenha assim para a disputa da série D, campeonato que, com o título do DF, o Ceilândia terá o direi/to de disputar. Títulos: Campeonato Brasiliense de futebol: 2010 Taça Brasília: 2004 Campeonato Brasiliense da segunda divisão: 1998
Twitter Orkut Facebook Digg Favorites Mais
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes

free counters

Blogger news